sexta-feira, 30 de maio de 2014

Programação junina de Salgueiro traz Victor e Leo

A música típica nordestina, por conta de Zeca do Acordeom, e a tradicional culinária junina – canjica, pamonha e milho cozido – fortaleceram o clima de nordestinidade que preparou o ambiente rústico da Casa do Sanfoneiro, neste dia 30 de maio, para o lançamento oficial da programação junina de 2014, em Salgueiro, onde Santo Antônio, São João e São Pedro terão homenagem de peso. Nos distritos e na cidade, reforçando a política de valorização da cultura local, a população e os visitantes se preparam para atender o chamado da Prefeitura de Salgueiro, com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, “Vem simbora forrozar”. 
Na Estação do Forró, para marcar este, como um dos maiores e melhores festejos juninos do nordeste, e de todos os tempos, no dia 21 de junho, apresentam-se, na Estação do Forró, os grupos Toca do Vale, Jamecson e Banda e Bond Xote. Na noite seguinte, 22, é a vez de Caninana, Pinga Fogo e Águia Dourada. O forró pé de serra é reverenciado, na véspera de São João, 23, com representantes fieis do estilo. No arraiá, cantam Fábio Carneirinho, Joquinha Gonzaga e Kinho Callou, fazendo o público vivenciar o verdadeiro arrasta-pé, que tanto caracteriza o sertão pernambucano. 
Uma das noites mais esperadas traz a dupla Victor e Leo. Reconhecida nacionalmente, é a principal atração do dia 24, seguido de Ranieri e Banda e do salgueirense, radicado no Ceará, Val Xavier. Xote, forró e baião, também, estarão presentes no repertório das atrações de 25 de junho. Sobem ao palco, Flávio Leandro, o salgueirense Danilo Pernambucano e Cordel de Ouro. E, para encerrar, completando a satisfação de sanfoneiros, cantores, demais músicos e público, a conhecida Garota Safada, de Wesley Safadão, sem dúvidas, vai lotar o pátio da Estação Ferroviária, ao lado de Rafael Veríssimo, salgueirense, atualmente, residindo em Triunfo, e dos meninos do Xote Federal, que vêm despontando, localmente, com crescente sucesso. 
Muito feliz, o prefeito Marcones Libório de Sá, anunciou, ainda, as festas da terceira idade e do Programa Conviver (da Secretaria de Desenvolvimento Social); o jingle do São João 2014, que foi interpretado por Zezito Doceiro e Herinho Monteiro, além do concurso de culinária junina, em parceria com a TV Grande Rio, que acontecerá, no dia 04 próximo, na Casa do Sanfoneiro. “Salgueiro tem tradição, tem cultura, tem alegria e vai, novamente, fazer um São João de muita paz e muito amor. E estaremos, aqui, de braços abertos, para receber pessoas de todo o Brasil”, falou Libório.

Fonte: Blog do Vinicius de Santana.

Nenhum comentário: